sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

APRENDIZADO E GERAÇÃO DE RENDA

Curso de Artesanato em Bambu é realizado numa parceria entre Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural de Tupi Paulista

A instrutora Kátia Cilene Godinho de Souza, ensina suas técnicas em vários municípios do Estado

GOVERNO MUNICIPAL

Foi realizado entre os dias 22 e 26 de Fevereiro, no prédio da Diretoria Municipal de Cultura de Panorama, o curso de artesanato em bambu, numa parceria entre Prefeitura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do Sindicato Rural de Tupi Paulista.

A instrutora do SENAR Kátia Cilene Godinho de Souza coordenou o curso, que aconteceu em tempo integral. Além da profissional e dos materiais para confeccionar as peças, foi disponibilizada alimentação aos quinze participantes.

Conforme Souza, durante o curso que teve duração de 36 horas, o principal objetivo foi demonstrar as formas de aproveitamento da matéria-prima que vem do campo, gerando renda às famílias. Foram confeccionadas cestas para frutas, porta orquídeas, luminárias e mensageiros ou sino dos ventos.

Ainda segundo a instrutora, a expectativa é de que novas parcerias sejam firmadas e que no segundo semestre deste ano o município receba cursos de bucha e palha.
Os participantes do curso de artesanato em bambu receberão certificados no prazo de até 30 dias.

A mais experiente do grupo, Erli Wissmann, de 64 anos, afirmou que adorou o curso. “Adorei. O curso foi extremamente produtivo”. Erli também já fez cursos de corte e costura e confecção de pão artesanal no local, ambos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade do município.

A jovem Janaína Zenerato, de 24 anos, também já participou de outros cursos e destacou: O curso é ótimo. Pena que já acabou. Pretendo continuar a arte aplicando as técnicas que aprendi. Às jovens, que como ela, buscam uma alternativa de vida, Zenerato deseja que façam realmente o que gostam. Emendou: tem certas coisas que o mundo não oferece. Fazer os cursos, por exemplo, é muito gratificante e proveitoso.


Único participante do sexo masculino, Nivaldo Taveira, de 54 anos, disse que aproveitou bastante o curso. Convidou outros homens a participarem das  atividades que são realizadas no local. Segundo ele, os cursos são ótimas oportunidades para combater a ociosidade e ampliar a renda das famílias.



















Waldomiro é esposo de uma das participantes do curso e aprova o trabalho. Disse que pretende incentivar sua esposa para que continue aplicando a arte
Cateto, funcionário da prefeitura, recebeu dois mimos para serem entregues ao prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha e a primeira-dama Maristela Bortolatto Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário