quinta-feira, 9 de abril de 2015

PREVENÇÃO

Promotoria faz recomendações aos municípios da Comarca de Panorama visando o controle e combate à dengue
Na cidade sede da Comarca, desde o início do ano, já foram registrados 72 casos positivos da doença. A prefeitura já realizava a maior parte das ações recomendadas pelo MP e irá intensificá-las. Um Disque denúncia, garantido o anonimato, funcionará pelo telefone (18) 3871-3338.
GOVERNO MUNICIPAL
No último dia 30, considerando o aumento do número dos casos de dengue nos municípios de Panorama, Paulicéia e Santa Mercedes, o promotor de justiça Daniel Magalhães Albuquerque Silva intimou os chefes do Executivo pertencentes à Comarca, para que no prazo de quinze dias esclareçam à população, através de veículos de som, panfletos, rádios, jornais, televisão, igrejas, associações, escolas, entre outros, que qualquer cidadão responsável em ação ou omissão, envolvido com o uso indevido de imóveis domiciliares, comerciais, industriais e baldios, assim como de bens públicos e de uso comum, na zona rural e urbana, será responsabilizado criminalmente caso venha impedir a ação de agentes de saúde responsáveis pelo combate ao mosquito da dengue, ou que venha a contribuir para a proliferação do mosquito, deixando de tomar os cuidados preventivos.
Neste prazo, as Prefeituras devem disponibilizar um número de um telefone para que qualquer cidadão possa denunciar anonimamente focos de procriação do mosquito transmissor da doença.
Nas residências que estiverem desocupadas ou sem a presença do morador no momento da visita dos agentes de saúde deverá ser afixadas notificações para que em 24 horas o munícipe se apresente na sede da Vigilância Sanitária para franquear a entrada dos agentes no imóvel.
O promotor ainda mencionou que os serviços de Saúde devem comunicar à Polícia Militar todo ato que possa impedir ou embaraçar suas ações, solicitando o necessário apoio para encaminhamento dos responsáveis à Delegacia de Polícia, devendo os municípios ajuizar ações civis na Justiça contra quem agir dessa forma, instruindo a ação com boletim de ocorrência, termo circunstanciado, portaria de inquérito policial ou auto de prisão em flagrante.
 O representante do Ministério Público também recomendou a realização de Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue em conformidade com o Plano Nacional e Estadual, incluindo verba específica em seu orçamento para o programa de combate à dengue.
Segundo o documento, a Polícia Militar também seria oficializada sendo recomendando para que preste apoio, sempre que solicitada, registrando todo o ato de resistência e desobediência às ações de eliminação e prevenção de focos de proliferação e transmissão da doença, encaminhando imediatamente a notícia e o sujeito responsável à Delegacia de Polícia, para lavratura de Termo Circunstanciado por infração do art. 132, caput, do Código Penal, ou outra providência que se mostrar adequada.
 Os municípios terão quinze dias, a contar da data da intimação, para fornecer resposta escrita e fundamentada sobre o acolhimento ou não das recomendações.
PROVIDÊNCIAS- Na cidade sede da Comarca, desde o início do ano, já foram registrados 72 casos positivos da doença, sendo 39 autóctones e 33 importados.
A prefeitura já realizava a maior parte das ações recomendadas pelo MP e, segundo o prefeito Luis Carlos, as equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica já foram comunicadas das recomendações e, de acordo com suas competências estarão trabalhando em conjunto para intensificar as ações.
O Disque denúncia funcionará pelo telefone (18) 3871-3338. O Plano Municipal de Controle e Combate à Dengue já existe e, de acordo com os responsáveis pelo setor de saúde, têm sido aplicado com as diretrizes do Plano Nacional e Estadual, que inclusive, contemplam o recebimento de recursos para o trabalho permanente de enfrentamento da doença.
Apesar de recomendado o acionamento da polícia militar pelo MP nos casos que se fizer necessário, o chefe do executivo panoramense espera que a população colabore espontaneamente permitindo a entrada dos agentes de saúde às suas residências e mantendo seus imóveis sempre limpos.
 Conforme o prefeito Luis Carlos, o avanço da dengue trata-se de uma questão de saúde pública que deve ser tratada com a absoluta responsabilidade e combatida com todas as forças possíveis, para isso, sendo fundamental a compreensão e colaboração de todos os munícipes.
A Vigilância Epidemiológica realiza constantemente alertas sobre o risco de transmissão da doença, através de panfletos com orientações, carros de som, publicações em jornais e divulgação em rádio.
Este ano já foram realizados diversos mutirões de limpeza, arrastões e encaminhamentos de ofícios a empresas, laboratórios e farmácias localizadas no município para combate aos focos do mosquito transmissor.
No mês de Março, a profissional de IEC Rejane Rodrigues da Mata, com auxílio de vídeos e data show realizou palestras informativas, abrangendo todas as escolas estaduais e municipais da cidade, APAE e CRAS (120 famílias do Programa Renda Cidadã e diversas Oficinas).

Nessas palestras, ela tem destacado que os maiores focos do mosquito aedes aegypti são encontrados em materiais inservíveis, aqueles que a pessoa não utiliza e pode jogar fora.

TRANSPARÊNCIA

Prefeitura de Panorama lança novo Portal Oficial da Cidade
GOVERNO MUNICIPAL

Neste dia 09 de Abril, a Prefeitura Municipal de Panorama, fez o lançamento do novo layout do Portal Oficial da Cidade.

Devido às alterações, o site estava em manutenção desde o início de março, no entanto, os links para os serviços básicos, como emissão da nota fiscal eletrônica continuaram funcionando normalmente.

Segundo os responsáveis, a página na internet ainda encontra-se em fase de implantação e por esse motivo algumas funções podem não funcionar corretamente e, ainda, nem todas as informações de banco de dados estão disponíveis devendo ser atualizadas até o próximo dia 20.

Além do visual moderno e arrojado, com o objetivo de estreitar relacionamentos entre a administração pública e a comunidade panoramense, o Portal permitirá acessar, com facilidade, notícias e serviços de interesse da população, visualizar vídeos das ações da atual gestão, informações atuais e históricas sobre o município.

O novo portal da Prefeitura (www.panorama.sp.gov.br) será mantido com tecnologia especializada na área executiva, através do sistema Executivo Fácil, disponibilizado pela empresa SMCB de Presidente Prudente, que além de seu site na internet possibilitará a prestação de contas da prefeitura com todos os documentos arquivados digitalmente.


O prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha espera que essa ferramenta continue auxiliando a ensejar na transparência dos atos da administração pública.

ACESSIBILIDADE

Cadeiras Anfíbias beneficiam portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida
GOVERNO MUNICIPAL

Permanece à disposição dos frequentadores do balneário municipal Frederico Platzeck, em Panorama, dez cadeiras de rodas anfíbias, fruto de convênio assinado entre a municipalidade e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os equipamentos do Programa Praia Acessível são disponibilizados pela direção do balneário, mediante a constatação de alguma deficiência ou mobilidade reduzida (gestantes e idosos).

O objetivo é garantir o acesso dos cadeirantes, portadores de necessidades especiais e todo o público alvo, ao rio Paraná, facilitando a acessibilidade.

Segundo o prefeito Luis Carlos, a procura pelas cadeiras de rodas anfíbias é muito grande em tempos de alta temporada, no entanto, são também, bastante utilizadas em feriados fora dessa época do ano, pois tem o benefício de flutuar na água.


PROGRAMA – O Praia Acessível atende ao direito ao lazer do cidadão, conforme o Artigo 30, da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Tratado da Organização das Nações Unidas (ONU), ratificado integralmente como Emenda Constitucional pelo Brasil em 2008, após forte atuação do Estado de São Paulo neste sentido. Também lhe dá guarida o previsto nos Artigos 175 e 176, da Lei Orgânica Municipal.

ANTIGA FEPASA

LIMPEZA NOS TRILHOS – Desde o início da semana, funcionários da empresa América Latina Logística (ALL), concessionária do transporte  ferroviário na região, estão dando continuidade à limpeza dos trilhos em Panorama. Os trabalhos iniciados há cerca de um mês nas proximidades da estação de trem, agora, se concentram entre os bairros Areia Branca e Casa Branca.






LIMPEZA PÚBLICA

PANORAMA- No último dia 07, profissionais do setor de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Panorama realizaram limpeza e roçamento no bairro Areia Branca. Um caminhão e uma pá carregadeira auxiliaram nos trabalhos. Foi realizada a coleta de entulhos, galhadas de árvores e materiais inservíveis em diversos pontos. A praça do bairro estava com a grama alta e os funcionários da prefeitura resolveram o problema.

SOCIAL

Alunos da rede municipal de ensino receberam ovos de páscoa

Na semana que antecedeu à pascoa, numa parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Panorama e as comunidades escolares, foram distribuídos a todos os alunos da rede municipal de educação os tradicionais ovos de chocolate.


Segundo a assessora pedagógica Eunice Aparecida de Almeida Rosa, nesse período as creches, EMEI’s e Educação Infantil realizaram aulas de culinária.

As próprias crianças confeccionaram bombons e degustaram as guloseimas.

Com a iniciativa, o Setor Social do município demonstra que o serviço de fortalecimento de vínculos que está sendo desenvolvido na gestão do prefeito Luis Carlos, veio para ficar.

SAÚDE

Novo prédio da UBS Nosso Teto recebe pintura
 GOVERNO MUNICIPAL

Durante a semana, o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nosso Teto, em Panorama, recebeu pintura.

As obras de construção da UBS estão em fase de acabamento. Ainda estão sendo instaladas algumas portas nos consultórios e salas de atendimento. A parte hidráulica já foi concluída e a elétrica está bem adiantada.

A previsão é de que em pouco tempo os trabalhos estejam finalizados, estando o local disponível para receber os serviços de saúde.
A obra está orçada em R$407.800,00 e é fruto de um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Panorama e o Ministério da Saúde através do Governo Federal.

Conforme o diretor de Saúde do município, Israel Gumiero, assim que a obra for concluída haverá a necessidade de aquisição de mobiliário para a UBS.


Ainda segundo ele, com o novo prédio a economia será visível aos cofres públicos, uma vez que a municipalidade deixará de arcar com despesas de aluguel para manutenção dos serviços de saúde de forma descentralizada.

DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar serão abertas em 26 de Maio
GOVERNO MUNICIPAL

Durante a semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Panorama (CMDCA), presidido por Ruth do Nascimento Marques, publicou edital em jornais de circulação local e regional, dispondo sobre o processo para escolha dos cincos Conselheiros Tutelares da cidade.

Conforme o documento, as inscrições poderão ser feitas no período de 26 de maio a 13 de junho deste ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas, junto ao departamento jurídico, no prédio da prefeitura.

A inscrição deverá ser preenchida pelo próprio candidato, devendo acompanhar os documentos comprobatórios dos seguintes requisitos: Idoneidade Moral; 21 anos completos até a data de encerramento das inscrições; Residir no município há 2 (dois) anos ou mais; Ser habilitado para dirigir veículos automotores, ou se comprometer a estar habilitado até seis (06) meses após a posse no cargo, em obediência ao inciso VI do art. 20 da Lei Municipal nº 260/12, sob pena de destituição do cargo; Estar em gozo de seus direitos políticos e ser eleitor neste município; Ter concluído o 2º grau ou equivalente, até a data de encerramento das inscrições.

Para comprovação desses requisitos, os candidatos deverão apresentar: Atestado de Antecedentes Criminais (retirar impresso no local da inscrição); Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento (apresentar o original); Cópia da Carteira de Identidade (apresentar o original); Cópia do CPF (apresentar o original); Cópia do Título Eleitoral (apresentar o original) com Certidão de quitação eleitoral; Cópia da Carteira de Habilitação – CNH; Cópia da Comprovante da Escolaridade (apresentar o original); Declaração de residência (retirar impresso no local da inscrição).

As datas das provas escrita, entrevista psicossocial e sufrágio universal (eleição) serão publicadas através do Edital nº 003/15 na imprensa local, no mural do Paço da Prefeitura Municipal, no Departamento Jurídico, em data ainda a ser definida.


O salário mensal do Conselheiro Tutelar é estabelecido com base no Art. 41 da Lei Municipal nº 260/12, no valor atual correspondente à referência “09” do quadro do funcionalismo municipal, atualmente, perfazendo o valor de R$ 1.054,91.

EDUCAÇÃO

ESCOLA OPHÉLIA SCHIPA DE OLIVEIRA DESENVOLVE PROJETO "CONHECENDO PANORAMA"




Durante todo o mês de Março, alunos, professores, coordenadores, direção e funcionários da Escola Ophélia Schipa de Oliveira estiveram envolvidos no Projeto “Conhecendo Panorama”.

O objetivo era garantir que os discentes participassem de atividades que permitissem conhecer melhor a história do município.

Para tanto, foram realizados diversos passeios a pontos turísticos, tais como: balneário municipal, praça do povo, antigo porto e, também, pontos históricos: Capela São José (primeira igreja da cidade), Base da Polícia Militar Ambiental, Estação Ferroviária e outros.

Foram feitas também entrevistas com profissionais, autoridades e  personalidades do município, dentre elas, o delegado de polícia Eliandro Renato do Santos, professor Waldomiro Basso e o ex-prefeito José Milanez.

A visita dos alunos à Base da Polícia Militar Ambiental foi feita na oportunidade do Dia Mundial da Água.


quinta-feira, 2 de abril de 2015

AUDIÊNCIA

Prefeitos de Panorama e Paulicéia são recebidos pelo Governador no Palácio dos Bandeirantes
Na foto, o prefeito de Panorama Luis Carlos e o deputado estadual Mauro Bragato, no gabinete de Rubens Cury, no palácio do governo

GOVERNO MUNICIPAL

No último dia 1º, os prefeitos Luis Carlos Henrique da Cunha, de Panorama e Waldemar Siqueira Ferreira, “Mazinho”, de Paulicéia, foram recebidos pelo governador do estado Geraldo Alckmin, em audiência que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Luis Carlos e Mazinho fizeram diversos requerimentos para beneficiar a população de suas cidades. O prefeito de Paulicéia aproveitou para agradecer o atendimento de algumas solicitações anteriores.

Dentre tantas reivindicações, Luis Carlos recebeu resposta positiva de Alckmin quanto ao atendimento ao pleito de recapeamento no trecho localizado entre a rotatória do bairro Ponte Nova e a rotatória de ligação à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, próximo à seringueira.

Também foram solicitados pelo chefe do executivo panoramense, recursos para melhorar a pavimentação das ruas da cidade, o que será atendido pela gestão Geraldo Alckmin com divulgação dos locais e valores, posteriormente.

Apesar de reconhecer as conquistas diante dos compromissos firmados pelo governador, Luis Carlos pede paciência aos munícipes, pois, segundo ele, grande parte das ruas da cidade está esburacada e para tapar os buracos precisa-se de massa asfáltica e, por consequência, de dinheiro.


“Infelizmente, o município não dispõe de recursos para fazer tudo o que precisa ser feito. Vamos fazendo por etapas, priorizando os casos mais críticos. Por isso, pedimos a compreensão de todos os panoramenses”- concluiu o prefeito.

MINISTÉRIO

Chefe do Executivo e vereadores comparecem a encontro com o Ministro das Cidades Gilberto Kassab

GOVERNO MUNICIPAL

No último dia 28, o prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha e os vereadores Lincoln Fernando Bocchi e João Antônio da Silva Neto compareceram a reunião temática realizada pela Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP), com a presença do Ministro das Cidades Gilberto Kassab.

No encontro, em favor dos municípios da região, Kassab esteve reunido com vinte e cinco prefeitos recebendo as reivindicações e dando encaminhamento  dos pleitos de cada comunidade.

O prefeito Luis Carlos levou mapa da cidade com vários pontos demarcados reivindicando recursos para obras de infraestrutura (pavimentação).
O ministro repassou o pedido à assessoria, que por sua vez, solicitou que os representantes do município o encaminhem para protocolo junto ao Ministério das Cidades, em Brasília/DF. 
Kassab também sugeriu que a solicitação municipal contemple a execução de obras de galerias pluviais.

O deputado federal Evandro Gussi e o deputado estadual Reinaldo Alguz, ambos do PV, também marcaram presença na reunião.

CAPOEIRA

Grupo de Capoeira Ritmo Brasil une Esporte, Cultura e Educação
No detalhe, mestre Gilmar Fernandes Alves

COLABORAÇÃO

Há sessenta dias em atividade, sob a orientação do mestre Gilmar Fernandes Alves, o grupo de capoeira “Ritmo Brasil” se fortalece em Panorama.

Por iniciativa própria e uma pequena ajuda de custo dos participantes, o mestre Gilmar criou o grupo, que atualmente conta com cerca de 50 integrantes, dentre eles, crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Cultura, disponibiliza o local onde são realizados os encontros semanais para aprendizagem das técnicas e desenvolvimento dos aspectos culturais desta arte marcial.

Numa boa roda de capoeira, jamais poderia faltar os instrumentos que embalam o ritmo da música e dos "combates”, sendo eles: berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco e agogô.

O Mestre Gilmar explica que, o trabalho é direcionado a cada pessoa específica. As crianças, por exemplo, á princípio recebem orientações básicas com noções de dança e ginga e, cada um, de acordo com sua evolução, vai galgando passos maiores aprendendo novas técnicas da arte capoeirista.

Salienta o instrutor, que o mais importante é desenvolver as atividades com vistas a abranger os três eixos: Esporte, Cultura e Educação. Segundo ele, a técnica de defesa pessoal da capoeira é, também, uma forma de disciplinar os praticantes do esporte e garantir a formação de cidadãos responsáveis.

O mestre ressalta ainda, que a principal dificuldade tem sido angariar recursos para aquisição de uniformes para os participantes sendo muito bem vinda a colaboração de comerciantes e empresários, material este, indispensável para a continuidade das atividades do grupo.

Os interessados em colaborar podem procurar o mestre Gilmar nos dias em que são realizados os encontros semanais. 


As aulas do grupo de capoeira Ritmo Brasil acontecem três vezes por semana, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21 horas, no espaço cultural de Panorama.

OFICINA CULTURAL

Diretora de Cultura participa de oficina do SisEB

GOVERNO MUNICIPAL

No mês de Março último, a diretora municipal de Cultura de Panorama, professora Geni Arbid participou juntamente com a auxiliar de biblioteca Fátima Cristina Dias Bastos, de uma oficina que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Também participaram a coordenadora de ensino infantil Leiva Pereira Ribeiro e Maria Cristina, coordenadora da Pré-Escola Ídolo Guastaldi.

A oficina realizada na cidade de Adamantina teve como precursor o escritor Fábio Lisboa. O tema trabalhado foi “Histórias que saem dos livros: contar histórias em 5 Es”.

Lisboa é contador de histórias, autor, incentivador de leitura e palestrante. Graduado em Comunicação Social pela ESPM e Letras pela USP, pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Desenvolve projetos em editoras, universidades, escolas, bibliotecas, SESCs, Secretarias de Cultura, livrarias, TV Cultura, entre outros.
Os objetivos desses encontros são: oferecer aos participantes a possibilidade de conhecerem ou aprimorarem os conceitos e as técnicas, a sensibilidade e o repertório relativos ao ato de se contar histórias; Despertar a capacidade criativa, emotiva  e de expressão pessoal que contribuam para a narração de contos tradicionais, literários e de adaptações de histórias pessoais para o formato “contação de histórias”;

E, também, proporcionar a aplicação dos conceitos de forma prática, fazendo com que todos participem ativamente e também criem novas possibilidades para a contação de histórias.

O público-alvo são os profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura, que dentre outras, são estimulados a descobrir como encontrar pérolas num mar de histórias...como fazer texto e imaginação saírem dos livros...tendo revelado o que está por trás de um conto bem contado, apoiando-se a oficina, em bibliografia prática e conceitos teóricos baseados nos 5 Es.



REIVINDICAÇÕES

Prefeito e Vereadores peregrinam à Assembléia Legislativa
Na capital, trataram de vários assuntos no gabinete do deputado Estadual Mauro Bragato

O prefeito Luis Carlos e a primeira dama Maristela Bortolatto Cunha estiveram no Fundo Social do Estado, onde assinaram termo aditivo para projetos já em andamento

GOVERNO MUNICIPAL

No último dia 23, o chefe do executivo local Luis Carlos Henrique da Cunha e a primeira dama Maristela Bortolatto Cunha juntamente com o presidente da Câmara Abel de Oliveira e o vereador André Ferreira da Silva, estiveram participando de diversos encontros na capital paulista.

Dentre os compromissos oficiais, as autoridades panoramenses peregrinaram por diversos gabinetes da Assembléia Legislativa do Estado visando manter os contatos e fortalecer as articulações políticas para liberações de recursos ao município.

Apesar dos esforços do executivo e legislativo municipal, segundo o prefeito Luis Carlos, durante as visitas ficou claro que, em decorrência da atual situação econômica e financeira do país, 2015 promete ser um ano muito difícil para os municípios.

“Todas as esferas de governo estão tendo que cortar gastos, tanto no âmbito federal, quanto estadual e, inclusive, em âmbito municipal” – esclareceu o administrador.

Mesmo assim, foram feitas diversas reivindicações aos parlamentares do Estado, em sua maioria, para execução de obras de infraestrutura.


Cunha e a primeira-dama Maristela Bortolatto também estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura e no Fundo Social de Solidariedade  (FUSSESP), neste último, assinaram termo aditivo de alguns programas sociais  já em atividade.

EDUCAÇÃO

Brinquedos destinados pela Divisão Municipal de Educação são utilizados pelos alunos da EMEI Keila Maria Gazolla

GOVERNO MUNICIPAL

Desde o início do ano letivo, em fevereiro, diversos brinquedos encaminhados pela Divisão Municipal de Educação de Panorama, estão sendo utilizados pelos alunos da EMEI Keila Maria Gazolla, localizada no bairro Marrecas.

Os brinquedos educativos e que estimulam a coordenação motora e a capacidade cognitiva das crianças ficam disponíveis em uma sala com ambiente apropriado, sendo utilizados sempre, sob orientação dos professores.

Dessa forma, é possível constatar que através do “brincar” também se aprende.


A diretora de creche Andrea Possari e a coordenadora pedagógica Leiva Pereira Ribeiro destacam que é de suma importância ter os brinquedos disponíveis para que os profissionais possam fazer esse trabalho.

SERVIÇO MILITAR

Alistamento Militar Obrigatório segue até 30 de Junho para os jovens que completam 18 anos em 2015
No detalhe, o jovem Thiago de Andrade Nogueira, de 21 anos, quitando suas obrigações com o serviço militar

GOVERNO MUNICIPAL

Segue até o dia 30 de junho o período de alistamento militar obrigatório para os jovens que completam 18 anos em 2015: são os nascidos em 1997.

Esses jovens devem comparecer à Junta de Serviço Militar (JSM) de seu município, portando original e xerox dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Comprovante de Residência Atual (Conta de Luz, Água ou telefone), Comprovante de Escolaridade (retirado junto ao estabelecimento de ensino) e duas fotos 3 x 4.

Conforme Francisco Farias de Souza, secretário da JSM de Panorama, ainda tem muitos jovens que devem regularizar sua situação junto ao serviço militar. Desde 2 de janeiro quando iniciou a campanha, apenas metade dos cerca de 120 jovens esperados compareceram para o alistamento.

Caso o jovem perca o prazo, deverá pagar multa, comparecer à Junta de Serviço Militar e alistar-se. Se isso não acontecer, o brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos, como a obtenção de passaporte, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino, inscrição em concurso público.
A multa para quem se alista fora do prazo é de R$1,38 e para quem deixou de cumprir a obrigação da Lei do Serviço Militar é de R$4,14, podendo ser cumuladas.

SERVIÇOS - Também poderão se alistar nesse período as classes anteriores, comportando os que deixaram passar o prazo do alistamento e os cidadãos que deixaram de cumprir a obrigação da Lei de Serviço Militar Obrigatório. Nestes casos, os interessados em estar quites com o serviço militar receberão uma guia para recolhimento de multa no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.


A 117ª Junta de Serviço Militar de Panorama é presidida pelo prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha e está localizada no andar térreo do Paço Municipal. O horário de atendimento ao público é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

CCJ aprova PEC que reduz maioridade penal de 18 para 16 anos

GOVERNO SE UNE A PARTIDOS DE OPOSIÇÃO PARA BARRAR MAIORIDADE



Amigos da deputada Keiko Ota (PSB-SP), que teve o filho de 8 anos assassinado, são a favor da redução da maioridade penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira, 31, por 42 votos a 17 a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal.
PSDB, DEM, PR, PSD votaram a favor da PEC.  Já PT, PC do B e PSB votaram contra. Por sua vez, o PMDB liberou a bancada. Após a aprovação na CCJ, será criada uma comissão especial que debaterá o tema por até 40 sessões antes que o tema seja apreciado em plenário. 
A sessão foi tumultuada e as bancadas de PT, PSOL, PPS, além da liderança do governo na Câmara, tentaram sem sucesso tentar obstruir a sessão. A oposição inverteu a ordem do dia para priorizar a pauta.  Na tentativa de evitar a aprovação da PEC, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Orlando Silva (PC do B-SP), disse que o Congresso não pode agir "de forma passional" na discussão do tema. "O parlamento não pode fazer justiça com as próprias mãos.

Representando a bancada do PT, Paulo Teixeira (SP) defendeu a criação de uma subcomissão na CCJ para buscar outra alternativa de penas para menores infratores. O PT anunciou que entrará com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF). 
(Fonte: Estadão)